sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lost Indian II

Olá a todos!

Hoje venho com uma música que já apresentei aqui faz um tempo. É Lost Indian, e você pode conferir o post/vídeo que gravei tocando ela aqui. É uma fiddle tune bastante bonita, com uma história interessantíssima. No antigo post, conto resumidamente a história dela. Vou colocar aqui mais detalhadamente: (Retirei essa tradução do blog do amigo do banjo 'O Bardo e o banjo'):

Lost Indian - A Lenda
originalmente tirada de http://www.fiddlerwoman.com/id69.htm

“Existe uma lenda sobre a música “Lost Indian” que remonta aos primeiros dias de navegação pelo rio Mississippi.
Diz a lenda que havia um violinista que tocava para os viajantes dançarem em um barco particular. A primavera chegou e o rio transbordou, levando um monte de sujeira (terra, pedaços de madeira e outras coisas para dentro do rio).

Um dia, o violinista estava tocando uma música, sem nome até aquele momento, quando ele viu um índio lutando para sobreviver agarrado a um tronco de árvore enquanto a correnteza forte o puxava. O índio sabia que ele estava perdendo a luta contra o rio e deu seu grito de morte - um grito estridente pontuado por uma série de gritos que podiam ser ouvidos pelas pessoas no barco e, especialmente, o violinista. O violinista assistiu o índio se afogar e morrer.

O músico ficou tão abalado por aquilo que havia testemunhado que enlouqueceu. Dizem que a única música que ele conseguia tocar depois do incidente era a musica que estava tocando quando viu o índio se afogar. Dizem ainda que quando ele tocava a música acrescentava o choro de morte do índio à melodia.

Hoje a canção é conhecida como “Lost Indian”. Uma parte importante da música é a adição do choro agudo e gritos do índio, que se realiza, com um slide em certos pontos da música.

A música tem viajado por todo os Estados Unidos e Canadá, e fez o seu caminho através dos oceanos. A canção é executada de diversas formas e existem variações sobre a melodia, mas todos incluem o lamento da morte do índio.”

Com essa triste história, seja verdade ou não, como plano de fundo, deixo aqui embaixo a música que, por sinal, ganha ares bem sérios para uma composição tão simples como essa:

  Lost Indian 

Nenhum comentário:

Postar um comentário