domingo, 15 de janeiro de 2012

Energia Interior

Era noite e estava eu no meu bouzouki "malinando" um pouquinho. Era dedo pra lá, dedo pra cá, e nada de sair algo do meu agrado. Minha vontade era, já há dias, criar algo inspirado nas melodias balcanicas. Ótimos cds, como o East Wind (com Davy Spillane e Andy Irvine), que tem um toque de jazz no meio de tudo - recomendadíssimo -, o Sedjanki (do grupo Musica Officinalis), dentre outros, estavam me inspirando a ponto de eternamente faltar pouquíssimo para transbordar. A questão é que isso nunca acontecia! Foi nessa noite, então, que as águas da inspiração teórica e abstrata transbordaram para a concreta e prática realização! Deixando a 'viagem' de lado, foi assim que tudo aconteceu: eu já vinha tentando criar algo nestes moldes havia tempo e estava um pouco frustrado, é verdade, por não conseguir nada agradável (aliás, é como estou agora, mais uma vez). Sentado em minha cama, com o bouzouki em mãos, resolvi começar a tocar improvisando em cima destas sonoridades e climas que eu tanto queria me inspirar.
Eu tenho algo que acho uma vantagem: quando um pedaço da música sai, todo o resto se resolve consequentemente. E foi nessas horas gastas de "brincadeira" que saiu algo que eu achei legal e fui formatando, naquela ansiedade do pensamento "É por aí...". A partir disso todo o resto da música saiu, porque tudo acaba sendo uma derivação do princípio. Como eu já havia falado no post de Smeceno horo, fiz esta música pensando em blocos. Nessa música é mais ou menos isso:
                                              A A' B C D C E (2x)

Nessa música me utilizo de dois bouzoukis (dois mesmo, não é em relação as pistas) e uma flauta. Foi tudo pensado de maneira bem simples, quanto ao arranjo. Um bouzouki está realizando a melodia principal e outro ou oitavando ou fazendo terças ou marcando alguns acordes. Em determinado momento coloco mais um fazendo um acompanhamento, isso acontece na metade da música. Não há muito mistério, tudo se desvenda ouvindo.

Eu gosto da mudança de modos que acontece nessa música, como é comum também acontecer, por ex.: um modo menor no B e um modo maior na C. O bloco D é o B no modo maior, e por aí vai.

Eu não sei até que ponto um búlgaro pode reconhecer os elementos contidos nessa música como sendo da bulgária, por exemplo. Ao mesmo tempo que há referências dessa música, ela soa muito diferente. É como uma criação simulada romanticamente em cima de um princípio: o conceito imaginado da música balcanica. (Vou deixar uma de exemplo aqui - música búlgara tradicional) É assim que sinto soar por exemplo os arranjos do Planxty/Andy Irvine e Donal Lunny (mas, claro, são fantásticos!) 

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Pois bem, aí está a música, deem opiniões!

Energia_interior.mp3 by eterno1sonho

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