Meu interesse pelos jig's irlandeses sempre foi maior que os reels. (Jigs e Reels são dois tipos comuns na música irlandesa, caracterizados pelo compasso 6/8 e 4/4, respectivamente) Há algo que me encanta mais neles, que ainda não sei exatamente o motivo. Talvez porque, para mim, tocá-los nos meus instrumentos sempre acabam soando melhor do que os reels e acho que fica mais fácil realizar um auto-acompanhamento.
Com a minha vontade de estar experimentando com sonoridades nordestinas, comecei a pensar em como essa rítmica típica de um jig pudesse fazer soar como algo que remeta à música nordestina. Após várias tentativas consegui criar algo que achasse válido e interessante. Foi assim que saiu "Velho e Cansado".
Com a minha vontade de estar experimentando com sonoridades nordestinas, comecei a pensar em como essa rítmica típica de um jig pudesse fazer soar como algo que remeta à música nordestina. Após várias tentativas consegui criar algo que achasse válido e interessante. Foi assim que saiu "Velho e Cansado".
Na época eu ainda não tinha bouzouki, apesar de já andar fascinado pelo instrumento, e achava que esta música deveria soar em um, ou ao menos num instrumento de corda dupla! Como isso ainda não era possível, fiz uma arte manha que na minha opinião não ficou tããão boa: eu gravei a melodia com dois violões, para resultar no timbre que eu esperava, algo meio violeiro. Algo, ainda mais que isso, me incomoda também nessa interpretação especificamente que é a falta de 'feeling roceiro' para tocar: acho que não dei valor às acentuações e detalhes de execução, que tornam a música mais cheia de vida. Também não gosto muito da entrada do bandolim. Isso não significa que eu desconsidere tal 'Jig "nordestino"', pois eu o acho maravilhoso e serviu muito para instigar a mim mesmo a desenvolver mais a partir dessa idéia. Acredito que dá para fazer muito com isso, por isso mesmo já fiz e pretendo amadurecer mais nessa questão.
É difícil ver, na tradição musical irlandesa, somente uma música tocada de uma vez e pronto. Há o 'set' de músicas, ou seja, eles tocam várias músicas, uma atrás da outra, sem interrupção, como se fossem todas uma só. E isso é feito de maneira livre, as músicas se encaixam como for da vontade de quem toca. Existem os 'Jig set' (várias jigs tocadas), 'Reel Set', 'Slip Jig (9/8) set' e por aí vai. Resolvi complementar "Velho e cansado" com mais um jig, formando assim um pequeníssimo set de jigs. É o "Corte de cabelo".
'Corte de cabelo' foi feito fora da idéia de 'Velho e cansado', e pensado mais na melodia comum ao jig irlandês. Utilizei o bandolim e banjo realizando a melodia, na repetição a flauta entra. Não sou um bom tocador de tin whistle, mas acho que esta entrada dá um grande up na música, tanto tímbrico quanto energético mesmo. Eu me utilizo, como acompanhamento percussivo, de palmas e o triângulo. Minha intenção com o triângulo não foi forçar um discurso de fusão, mas achei legal usa-lo como acompanhamento e soou bem para mim. Aliás acho que este foi o melhor nome que já dei a alguma música em toda minha vida! hahaha
'Corte de cabelo' foi feito fora da idéia de 'Velho e cansado', e pensado mais na melodia comum ao jig irlandês. Utilizei o bandolim e banjo realizando a melodia, na repetição a flauta entra. Não sou um bom tocador de tin whistle, mas acho que esta entrada dá um grande up na música, tanto tímbrico quanto energético mesmo. Eu me utilizo, como acompanhamento percussivo, de palmas e o triângulo. Minha intenção com o triângulo não foi forçar um discurso de fusão, mas achei legal usa-lo como acompanhamento e soou bem para mim. Aliás acho que este foi o melhor nome que já dei a alguma música em toda minha vida! hahaha
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Um questionamento que sempre me faço é o que pode soar nordestino sem ser composto pelos clichês estruturais da melodia típica (ex. 1 - 3 - 5 - 7 - 6 - 5 - 7; exemplo este bem óbvio e preguiçoso de pensar em outro). Não que isso seja ruim ou sem validade, claro que não! Porém penso em outros meios para que de alguma forma quem ouça tenha a sensação de estar ouvindo música nordestina. Muitas vezes sinto que não faz sentido eu estar compondo em cima destes clichês, pois eles não irão comunicar nada vindos de mim. É sem dúvidas um caminho difícil, e ultimamente passo por uma crise mais ou menos assim, mas vamos indo que uma hora eu me contento!
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E agora, vamos ouvir a música. Está aí em duas versões: uma na gravação em áudio e outra em vídeo, tocada no Sesc, no Brazil Celtic Festival, com o grupo que faço parte - Água Negra (ainda escreverei sobre). Prefiro muito mais a versão tocada ao vivo (que é como toco hoje em dia)! Com o Bodhran e acordeon, ficou muito melhor, sem dúvidas!! Minha execução também não se compara (agora com Bouzouki, vivaaaa!), acho muito mais interessante! Obs.: no ao vivo não tocamos junto com 'Corte de cabelo', mas sim com um jig irlandês chamado 'Bill Harts', que infelizmente só tem o ínicio no vídeo. Tenho em áudio, posso colocar depois.
Espero que gostem!
Velho e cansado/Corte de cabelo by eterno1sonho Um questionamento que sempre me faço é o que pode soar nordestino sem ser composto pelos clichês estruturais da melodia típica (ex. 1 - 3 - 5 - 7 - 6 - 5 - 7; exemplo este bem óbvio e preguiçoso de pensar em outro). Não que isso seja ruim ou sem validade, claro que não! Porém penso em outros meios para que de alguma forma quem ouça tenha a sensação de estar ouvindo música nordestina. Muitas vezes sinto que não faz sentido eu estar compondo em cima destes clichês, pois eles não irão comunicar nada vindos de mim. É sem dúvidas um caminho difícil, e ultimamente passo por uma crise mais ou menos assim, mas vamos indo que uma hora eu me contento!
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E agora, vamos ouvir a música. Está aí em duas versões: uma na gravação em áudio e outra em vídeo, tocada no Sesc, no Brazil Celtic Festival, com o grupo que faço parte - Água Negra (ainda escreverei sobre). Prefiro muito mais a versão tocada ao vivo (que é como toco hoje em dia)! Com o Bodhran e acordeon, ficou muito melhor, sem dúvidas!! Minha execução também não se compara (agora com Bouzouki, vivaaaa!), acho muito mais interessante! Obs.: no ao vivo não tocamos junto com 'Corte de cabelo', mas sim com um jig irlandês chamado 'Bill Harts', que infelizmente só tem o ínicio no vídeo. Tenho em áudio, posso colocar depois.
Espero que gostem!
Dúvida: Jig é masculino ou feminino?
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