sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reflexo/Sutil Ausência

Olá mais uma vez!
Dessa vez vou falar sobre estas duas músicas minhas e que gravei hoje. Obviamente elas estão logo abaixo, para serem ouvidas também!

Como já foi visto em algum post anterior, havia deixado um vídeo tocando Sutil Ausência, mais uma música inspirada nas melodias balcanicas. Acho que estou me viciando nisso, mas também já enjoado um pouco. Quando fiquei pensando em grava-la, achei que talvez uma outra música junto a ela combinaria bem. Resolvi aproveitar uma idéia que eu já tinha havia algum tempo e que sempre achei boa. Fui desenvolvendo e chegou no que nomeei de 'Reflexo', que é a primeira música aí da gravação (as duas são como uma só, no caso, mas são feitas para funcionarem de maneira independente).
Para criar esta música pensei em um "dedilhado" em comum para alguns acordes legais. Logo pensei que uma flauta ficaria bem e bolei uma melodia para ela, que é meio um plano de fundo e meio algo principal. Na segunda vez coloco um outro Bouzouki contrapondo acordes com acordes, o que ficou legal e deu uma certa intensidade na repetição - funciona exatamente para que esta não seja o mais do mesmo. Pedi depois para meu irmão tocar o Didgeridoo para preencher o vazio silencioso por trás disso tudo, e acaba dando um clima a mais que em certo momento você nem ouve mais, mas está lá!

Sutil Ausência é a que realmente tem uma influência balcânica intencional na sonoridade e acho que soa muito bem. Eu me utilizo somente de dois bouzoukis e gosto disso, porque dá uma certa naturalidade e organicidade a música. Na verdade isso é algo que já venho me preocupando há um tempo.. claro que aposto na possibilidade de tocar todas estas músicas em alguma apresentação. E então? Como eu faria isso com tantos instrumentos? Claro que não vivo apegado às gravações, como sendo estas 'verdade absoluta', mas algumas coisas me fazem falta quando estou tocando. Por exemplo, em 'Reflexo' considero a flauta importante e faz falta não tocar ela. Isso vem tendo efeitos conlituosos em mim na hora de gravar, que se resumem basicamente em: Necessidade de preenchimentos e timbres X Praticidade e possibilidades.
Como vocês podem notar, caso tenham visto o meu vídeo tocando Sutil Ausência (posts anteriores), coloquei nela mais uma parte e acho que encaixou muito bem. 
No velho esquema, essa música é dividida assim:
                                                       
                                                  A B C D E A B C

Há um quê de raiz na parte E que me agrada bastante. Na verdade, essa agitação toda dessa música me agrada, gosto dessa idéia de dedos não pararem. Aliás, essa música é um pouco perigosa, pois tem muitos ornamentos repetitivos e cansa um pouco o tendão se tocar demais.

Está aí! Espero que gostem e comentem!!

Reflexo/Sutil Ausência 

2 comentários:

  1. Está muito bonita, Gigito, realmente!

    Duas coisas:

    1. Acho engraçado essa divisão formal em partes. Para qualquer tipo de música, a forma acaba sendo muito mais a possibilidade de percepção de que há uma unidade naquela música. Eu percebi essa música como uma coisa só -- claro, dividir em partes faz parte da composição e depois da análise, mas pra mim o bacana é que, numa primeira audição, tudo faz parte de uma mesma coisa.

    2. Você acha que você faz música balcânica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Essa divisão é desnecessária mesmo, mas eu coloco porque costumo pensar naturalmente assim na hora de compor. É algo que herdei desse tipo de música, que é bem dividida assim, claramente também na partitura. Até mesmo as duas músicas soam como uma só, mas eu gosto dessa idéia de serem independentes e eu poder encaixar como queira depois.
      2. Eu não, mas me inspiro para fazer. Até porque, como já disse em uns posts atrás, não sei se um bulgaro reconheceria minha musica como pertencente a ele, digamos assim.. mas que tem alguns elementos, tem sim. Eu ouço e gosto de musica balcanica, mas nunca parei pra estudar, saber quais os seus elementos e tudo mais.. tudo é muito de ouvido.. até mesmo as notas que uso estão todas no campo do sensitivo!

      valeu por ter gostado e comentado!

      Excluir